A abertura do Estúdio Vitralis em Curitiba, foi motivada por uma mudança em sua filosofia de trabalho. Após anos de atuação na Artesul, dirigindo 120 funcionários, oficina de vitrais, fundição de vidros, mosaicos, serralheria e marcenaria, reuniu então na Vitralis, uma equipe menor e altamente sintonizada com sua nova proposta. Nela, o processo criativo tem uma continuidade em todas as etapas de execução da obra, pois tendo a participação direta e interferência do artista pode ir além dos limites do projeto.


Paralelamente, uma nova concepção de criação foi se consolidando. Uma transformação que vinha maturando há tempos, revela-se decisivamente quando, entre os anos de 1990 a 1993, executou o mural de 105 m2 em afresco “al seco”, intitulado “Et Incarnatus Est” - painel de meditação com profundo teor temático - na Igreja Matriz de Rodeio - SC, onde permaneceu durante um ano e meio, morando no noviciado em convívio com a comunidade franciscana.
(veja mais em LJH)

A experiência com esta obra, foi uma caminhada que lhe abriu um novo universo: a temática passou a ser o elemento prioritário na concepção do trabalho. Se até então a estética e os efeitos visuais norteavam a criação, a partir de então a mensagem - tema - sobressairía, impondo-se no conjunto. Com esta nova visão, a arte sacra passou a ser, e cada vez mais, o seu campo preferencial de atuação e de criação.

 

"São Francisco e a Ecologia"

Colégio Bom Jesus - Curitiba - PR

 

Esta postura não o afastou nem o impediu de continuar realizando obras profanas em vitrais e mosaicos, desenvolver trabalhos e pesquisas pessoais em diversastécnicas artísticas e a realizar obras sacras isoladassempre que solicitado, como na capela privativa para asacristia na Basílica Nacional de Nsa. Sra. Aparecida.

 

 

 

 

A partir dos trabalhos na Igreja Matriz de Rodeio, que além do afresco, recebeu também vitrais e mosaicos, as obras sacras de LJH personificam-se pela unidade de todos os elementos artísticos e os de composição em torno do tema.

 

Ainda em Rodio - SC, elaborou e acompanhou a execução da capela do Eremitério do Beato Egídio, seguindo a "Regra do Eremitério" de São Francisco de Assis, trabalhando os projetos em perspectivas a bico de pena, na fachada, portais, paisagismo, interior e objetos artísticos, tudo amarrado pelo cordão temático, no caso, a espiritualidade franciscana.

 

 

No Centro Educacional Menino Jesus, em Florianópolis - SC, duas capelas tiveram a organização do espaço sacro a partir da concepção temática, criação e execução artística de Lorenz Johannes Heilmair, incluindo projetos técnicos e orientação aos executores envolvidos nas diversas etapas da construção.

  Capela da Fraternidade do

Menino Jesus, no CEMJ

Florianópolis - SC

 

Apoiando-se no Sistema Montessori de ensino, adotado pelo CEMJ, a capela dos estudantes tem o altar e o ambão com altura regulável, para que o celebrante tenha a opção de sentar-se no chão em posição de maior proximidade com os alunos. Numa das paredes há uma série de quadros-mural, nos quais os estudantes interagem com a capela colocando ali os seus trabalhos religiosos. Sem bancos, no piso acarpetado, reunem-se assim todos em torno do altar,sentados no chão para que mais descontraídos, sintam-se mais acolhidos.

 

   

 

Inúmeras obras foram concebidas com este conceito, atendendo com êxito às expectativas e necessidades de seus usuários, tanto na mensagem, transmitida através dos elementos artísticos, quanto na funcionalidade, obtida através de um cuidadoso planejamento dos espaços, prevendo as diversas situações de uso e disciplinando em áreas próprias os elementos de composição, desenvolvidos e projetados de acordo com as características do grupo a que se destina.

 

Lorenz Johannes Heilmair abre-se também para trabalhos em conjunto.

 

Foto 01: Capela Franciscana São José Rondinha - PR

              Trabalho em conjunto com arquiteto Mauro Antonietto

Foto 02: Capela Centro Mariápolis Ginetta - Vargem Grande Paulista - SP

              Trabalho em conjunto com arquiteta Miriam Reichert

Fotos 03 e 04: Capela Mosteiro do Encontro - Mandirituba - PR

              Trabalho em conjunto com artista plástico Cláudio Pastro

Foto 05: Capela Provincial - IASCJ - Curitiba - PR

              Trabalho em conjunto com escultor frei Pedro Pinheiro

Foto 06: Capela Casa de Formação - Faz. Esperança - Guaratinguetá - SP

              Trabalho em conjunto com arq. Maria Letícia Bittencourt C. Carvalho

 

 

 

O livro "Luz no Êxtase - Vitrais e Vitralistas no Brasil" editado em 1994, com texto de Inácio de Loyola Brandão e fotografias de Ary Diesendruck, tem um capítulo inteiro dedicado a família Heilmair, que ao lado de outros vitralistas que fizeram a história dos vitrais no Brasil, contém fotos do Estúdio Vitralis e citações de LJH.


Como artista, Lorenz Johannes Heilmair analisa constante e criticamente suas obras, que diferentemente do autor e seu discurso, perpassam os tempos, cumprindo sua função de embelezar e inspirar, provocando interrogações e reflexões que transmutam ao olhar, conforme o universo de quem as observa.

A criação deste site foi estimulada em grande parte por esta inquietação, que além de uma clássica apresentação do trabalho, incursiona um pouco mais pelos caminhos da arte de LJH, seus objetivos, questionamentos e limitações; sempre sob o foco de sua própria caminhada - no menu secundário e na página do artista .

 

Em seu ateliê particular no litoral de Santa Catarina -BR, retira-se para trabalhar isolado e desfrutar do convívio com o pai, Lorenz Heilmair.

 

Biografia detalhada